BRASÍLIA-LENÇÓIS MARANHENSES-LUÍS CORREIA-JERICOACOARA DE MOTO

novembro 12, 2018 Abreu 24 comments

 

BRASÍLIA-LENÇÓIS MARANHENSES-LUÍS CORREIA (PI)-JERICOACOARA (CE) DE MOTO

 

O grande escritor libanês Gibran Khalil Gibran, em sua obra “O Profeta”, resume a relação pai-filho: “Vossos filhos não são vossos filhos. São filhos da ânsia da vida por si mesma. Vêm através de vós, mas não de vós. Vivem convosco, mas não vos pertencem”.

Lembrei-me muito dele quando, há cerca de 40 dias, meu filho mais novo, Dênis, aqui na roça, acionou a mãe e minha navegadora (Ivanizes) para ajudá-lo a planejar uma viagem. Queria ir de Brasília aos Lençóis Maranhenses, em seguida a Luís Correia, no delta do Parnaíba, e, depois, chegar a Jericoacoara, no Ceará.

Sentamo-nos à mesa para discutir. Pelas orientações deste blog, o caminho correto seria o descrito em nosso post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”, publicado em nosso site www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”.

Mas, nesse momento, o Dênis coloca um complicador: quer voltar pela rota recomendada por nós, mas quer ir pela Belém-Brasília (BR 153).

E mais dois complicadores: queria ir SÓ. E de MOTOCICLETA.

“Filho, vá de carro”. “Filho, vá por Barreiras”. Filho, já que é de moto, vá com algum grupo”. E o Gibran Khalil Gibran nos respondia: – “Vossos filhos não são vossos filhos….

E, em pouco tempo, o plano estava pronto. A ideia era sair de Brasília pela BR 70 e pegar a Belém-Brasília na altura de Uruaçu, subir em direção ao Tocantins e ao Pará e, de lá, chegar a Barreirinhas (MA), portal dos Lençóis Maranhenses.

Seguindo recomendações do próprio Dênis (viagens de moto não podem nem devem superar 500 km por dia), Ivanizes projetou o primeio pernoite em Gurupi (TO), a 596 km da Capital Federal.

Partiu às 10h30min, 40 minutos antes de eu chegar ao aeroporto de Brasília, de uma viagem aérea, no dia anterior, a Salvador. Eu deveria ir à casa dele, apanhar os seus três cães (um shitzu-Azzaro, um Pug-Bud e um chihuahua-Fred) e levá-los para a roça.

Acontece que, ao estacionar meu carro no aeroporto, na ida, descobri que havia deixado a chave da casa do Dênis na roça. Liguei para ele, explicando o problema, e ele se comprometeu a deixa uma cópia da chave de sua casa em nosso apartamento no Plano Piloto de Brasília, que eu pegaria, iria até sua casa e recolheria a matilha.

No dia seguinte, descobrimos que, se algumas coisas têm 1% de chance de dar errado, elas darão errado (Lei de Murphy). O Dênis se esqueceu de deixar a cópia da chave no nosso apartamento no Plano Piloto. Segundo, para a jornada de 596 km até Gurupi, teve um monte de problemas e só conseguiu partir às 10h30min. Viajou quase 100 km para descobrir, em Padre Bernardo, que havia apanhado o capacete errado: era menor do que o correto e a pressão começou a marcar o perímetro craniano de uma forma insuportável. Voltou para Brasília para buscar o capacete correto. Nesse momento, eu estava desembarcando no aeroporto de Brasília. Mas não nos comunicamos. Eu poderia ter ido à casa dele, com ele lá, e pegar os cães. Não aconteceu.

Fui para a roça – 70 km para ir e 70 para voltar – peguei os cães e voltei. Nesse momento, ele já estava na Belém-Brasília, lutando para chegar a Gurupi antes da noite. A 30 km de Porangatu, a Belém-Brasília vira um @#$%&*, segundo ele. Apesar disso, consegue chegar, jantar e tomar a sagrada cervejinha no hotel.

Primeira foto da viagem, Gurupi:

  

 

Dormiu em Gurupi, gostou da cidade e da estrutura hoteleira. No dia seguinte, retomou a viagem às 09h30min, com destino a Porto Franco. O detalhe ficou por conta do portão automático do estacionamento, cujo trilho quebrou dentro da máquina. E os hóspedes ficaram quase duas horas sem poder entrar, nem sair. Parou em Paraíso do Tocantins às 11h30min, para abastecer e analisar o trecho anterior. A síntese: se alguém chega a Gurupi e ficar tentado a continuar a viagem, esqueça: o trecho está em obras e não há sinalização horizontal. Até Aliança do Tocantins a estrada é boa. A partir daí, até Paraíso do Tocantins, a estrada é intermitente, oras boa, ora ruim. Mas sempre sem sinalização horizontal. Posto de combustível, só nas cidades. Não há postos nos intervalos, exceto alguns muito ruins, pouco confiáveis. Há postos em Aliança, em Crixás, em Santa Rita e em Paraíso, onde ele parou para abastecer (176 km de Gurupi). Assim, entre Gurupi e Paraíso do Tocantins, não se devem esperar grandes postos de combustível e lojas de conveniências, bons hotéis nem grandes rodovias. Já a cidade de Paraíso “é uma gracinha, com um comércio bem estruturado, bons hotéis e bons restaurantes”.

Pé na estada, uma hora parado por interrupção da rodovia em Araguaína, por um acidente. A leitura continua: estrada ora boa, ora em obras, ora interrompida, sem sinalização horizontal. Registra que, 54 km após Araguaína, a rodovia BR 153 deixa de ser a “Belém-Brasília” e vira à esquerda, na cidade de Wanderlândia para Xambioá. A Belém-Brasilia prossegue pela BR 226, para Estreito (MA). Só que o trevo que faz essa mudança em Wanderlândia é extremamente confuso e termina por induzir os motoristas a irem para Xambioá, em vez de seguirem para Belém. MUUUITA atenção ali: é preciso entrar na rotatória e seguir reto, nada de conversão à esquerda Após rodar 110 km, desde Araguaína, saiu do Tocantins e entrou no Maranhão. Nesse início do Maranhão, “aparentemente poucos têm habilitação, poucos usam capacete, poucos dão seta”. Parece um caos”.

Pernoite em Porto Franco, Hotel Saint Louis, bom confortável, restaurante ao lado do hotel e bem perto da rodovia. A jornada, de uma maneira geral foi boa, Apesar da falta de sinalização, mas são enormes retas em terreno plano que permitem ao motorista ver, de longe, se há acidente para acontecer e envolvê-lo, permitindo-lhe “tomar uma atitude defensiva. Reclama barbaridades do calor, não mandou fotos desse trecho e foi dormir. Saiu às 8h44min do domingo, em direção a Barreirinhas (MA), entrada dos Lençóis Maranhenses.

Já na saída, problemas na sinalização: as placas que conduzem à BR 226 (Porto Franco-Presidente Dutra) são muito discretas, induzindo o motorista a continuar seguindo pela Belém-Brasília, com destino a Imperatriz. Pegou a saída errada e só foi perceber o erro 3 km depois. Retorno e retomada da BR correta, passa pelos limites da Reserva Indígena Krikati, pela entrada para Sítio Novo, parando para abastecer em Grajaú, duas horas e 140 km depois da partida de Porto Franco.

Ao meio-dia, abastecimento em Barra do Corda. Para chegar lá, tangenciou a Reserva Indígena de Bacurizinho e atravessou, pelo centro, a Reserva Indígena Canabrava/Guajajara. A foto abaixo ilustra a condição geral da estrada, desde Porto Franco até Barra do Corda. Fica visível que o asfalto é bom, mas sinalização e acostamento a tornam perigosa para viagens noturnas, especialmente de moto:

  

 

Após 96 km, abastece em Presidente Dutra, pega a BR 135 e dispara, sem notícias, GPS descarregado e sem sinal de celular, para Bacabeira, onde entra à direita, pega a MA 402. Nessa ele comenta que, aparentemente, Barreirinha vai ficar só para ele, porque todo mundo está viajando em sentido contrário:

  

 

Exausto, depois de rodar cerca de 950 km de moto durante todo o dia, o Dênis finalmente chega à Pousada D’Areia, em Barreirinhas (MA), antessala dos fantásticos Lençóis Maranhenses! Resumo dele: “ A MA 402, que leva de Bacabeira a Barreirinhas é uma rodovia boa, mas praticamente não tem trechos que permitam ultrapassagem”. Para quem está no fim da viagem e tem de apenas acompanhar o fluxo, é extremamente cansativo. O cansaço foi de tal ordem que, após rodar mais de 2.200 km em três dias sob um calor absurdo, a 100 metros da pousada onde ficaria, ao atravessar a duna que a antecede, quase deixou a moto cair. Quando viu o pessoal correr para ajudá-lo (Segura aí, segura o cara!), “Eu me agarrei ao meu último fiapo de energia e dignidade e me recusei a cair na porta da pousada”. E conseguiu evitar a queda e fazer o check-in na Pousada d’Areia:

Aparentemente por causa do cansaço, ele se apaixonou pela orla do rio Preguiças, que banha Barreirinhas:

No dia seguinte, comprou o passeio de van para Atins e foi conhecer os Lençóis Maranhenses:

Voltou encantado e caiu matando na gastronomia de Barreirinhas, onde ficou por três dias.

Ao final, varou para Parnaíba via Paulino Neves (40 km de estrada de terra “administrável”) até Tutóia, onde retomou o asfalto, com obras e siga-pare até Parnaíba.

Eu gostei muito dessa foto que o Dênis nos enviou, da divisa entre o Maranhão e o Piauí. Primeiro, pelo claro orgulho de ir tão longe no interior do Brasil, com uma moto simples e sozinho. Segundo, por conta daquela lua, no céu azul e sem nuvens do sertão nordestino, que se intrometeu na foto, como papagaio de pirata do Dênis:

 

 

 

Entre Paulino Neves e Tutóia, encontrou um lugar chamado Pequenos Lençóis Maranhenses. Não resistiu e investiu algumas horas lá em banhos de lagoas e petiscos:

 

Chegou a Parnaíba sem problemas e a Luís Correia, sem queixas, exceto a sinalização deficiente ou inexistente:

Luís Correia é assim:

 

De Luís Correia, Dênis foi para Jericoacoara, no Ceará, As estradas continuam com a mesma avaliação: sem buracos, mas sem sinalização ou sinalização deficientes, impróprias para viagens noturnas, principalmente por causa dos animais soltos nas pistas. A rota sai de Luís Correia e cerca de 60 km, passa pelos acessos a Barra Grande e Cajueiro da Praia, que são paraísos litorâneos parecidos com Morro de São Paulo.

70 Km depois, em Granja, já no Ceará, pega-se a esquerda para uma estrada maravilhosa, irrepreensível segundo ele, e chega-se à cidade de Jijoca de Jericoacoara.

Dessa cidade, ele foi para Jericoacoara. Mas a experiência foi péssima e ele estava de MOTO. Atravessou dunas e areais que não recomenda para ninguém. Sua indicação é deixar o seu veículo em Jijoca (estacionamento a R$ 10,00 por dia) e pegar um transfer – que nomalmente é uma van ou um caminhãozinho 4 x 4 -, que te deixa na praia de Jeri por um preço que varia entre R$ 25,00 e R$ 50,00. A estrada de Luís Correia para Jericoacoara começa assim:

Na reta final, melhora sensivelmente. Ficou 3 dias em Jericoacoara – que dispensa comentários. Mas após o terceiro dia, ele descobriu uma filial do céu, um lugar chamado Lagoa Paraíso que é assim:

 

Ficou hospedado no Camping do Tião, que aluga chalés e tem um serviço e uma comida maravilhosa e…barata! Eis um prato individual, com 28 camarões e acompanhamentos, que custa R$ 22,00:

Acabou a temporada litoral norte do Nordeste. Agora, é começar a voltar para casa. O plano era dar uma passada em Petrolina, na volta para Brasília. A opinião pública local disse que não valia a pena. Tocou direto para casa, passou por Sobral e pernoitou em Crateús.  

No dia seguinte, desceu para Tauá, Picos, com pernoite em Floriano. O trecho de Crateús para Picos está muito ruim. Veja a situação entre Tauá e a divisa com Picos: 

 

E o calor é algo simplesmente aterrador. Acabou tendo de parar numa UPA-Unidade de Pronto Atendimento para obter soro, porque já sentia os efeitos da desidratação. Pernoite em Floriano (PI), com elogios à cidade, ao preço honesto da comida e da cerveja. No dia seguinte, desceu para pernoitar em Corrente, a 623 km de Floriano. Mas o calor o traiu. Eu havia pedido para ele dar um rápido giro em Cristiano Castro, 40 km antes de Bom Jesus, porque um “sputnik” nos havia informado de uma espécie de estância de águas minerais jorrantes naquela cidadezinha. Ele chegou a Cristiano Castro para um “giro”, mas a desidratação, o calor e o cansaço e o charme do lugar fizeram-no mudar de ideia. Pernoitou lá, curtindo ao máximo as piscinas. Algumas fotos de Cristiano Castro:

 

 

 

No dia seguinte, rodou 680 km para passar por Barreiras e Luís Eduardo Magalhães e pernoitar em Roda Velha, para rever o Fael, um velho amigo e um motociclista de verdade.

Por volta das 14 horas, estava entrando no portão da roça, onde o estávamos esperando com o colo da mãe, o amor do pai e do irmão, o carinho da cunhada e a festa de recepção dos nossos 11 cães, aos quais se juntaram o Bud (pug), o Fred (chiuhuahua) e o Azzaro (Shitzu), que são dele, mas ficaram aqui conosco quando ele partiu. Pura festa. Bom demais!

Edimar Rodrigues de Abreu, com revisão de meu filho Dênis Silva de Abreu – 29.10.2018

 

 

 

 

  

 

 

24 Comments on “BRASÍLIA-LENÇÓIS MARANHENSES-LUÍS CORREIA-JERICOACOARA DE MOTO

  1. Prezado Abreu!

    Passando aqui para relembrar e agradecer à sua consultoria VIP para minha viagem em novembro de 2022 pela Belém Brasília.

    Saímos às 04:00 da manhã e fomos rumo à Belém-Brasilia via Cocalzinho e BR 080 até encontrar a BR 153 perto de Uruaçu. A estrada, um tapete….tanto a BR 414, quanto a BR 080 e Belém-Brasilia.

    A concessão da rodovia operou milagres nunca vistos antes na rodoviária Bernardo Sayao….estrada perfeita hahaha

    O trecho historicamente problemático entre Porangatu e Gurupi parece ter ficado no passado mesmo…

    Paradas no trecho BSB até Guaraí:
    – Churrascaria Bela Vista (Uruaçu/GO)) – café da manhã. Não é uma parada muito boa não. Meu lembrou as piores paradas do trecho Acailandia-Sao Suís de ônibus.
    – Posto Décio (Gurupi/TO) – almoço. Excelente parada. Estrutura excelente, embora o custo da alimentação seja elevado também. Mas é uma parada nível Graal.
    – Posto Pratão (Miranorte/TO)- boa parada para lanches.

    Chegada em Guaraí perto de 17:00h.

    Na ida, tudo 100% na Belém Brasília. Na volta para BSB, muitos caminhões…um pouco estressante e tenso. Talvez seja o único porém para não utilizar essa rodovia…por isso muitos preferem ir pela Chapada dos Veadeiros e Palmas porque a estrada deve ser bem mais tranquila….os quilômetros a mais podem ser compensados por menos tráfego de caminhões.

    Boas viagens e um excelente 2024!

    1. Olá, Alexandre. Bem-vindo de volta! Recebemos seu relato aqui com salvas de palmas: não é toda hora que isso acontece, principalmente em relação à Belém-Brasília. Um dia nós sonhamos que este blog seria feito por nossos próprios visitantes, cada um trazendo um pouco de sua experiência nas viagens planejadas a partir das nossas informações aqui publicadas. Ainda não aconteceu 100%, mas, de vez em quando, aparece alguém como você e compartilha com todos nós a experiência vivenciada, o que beneficia enormemente a atualidade dos nossos dados e estimula outros visitantes a experimentarem o roteiro. “A maior jornada do mundo começa com o primeiro passo”. Nós saudamos alegremente esse passo que você deu e torcemos para que outros o acompanhem.
      Obrigadaço, Alexandre!
      Um abração.
      Abreu

  2. ?Bom dia Sr. Abreu! Tudo bem?

    Eu s tenho a agradecer pela ajuda.muito bem esclarecido e tudo em detalhes! Isso muito mais do que eu poderia querer, essa ajuda VIP primorosa! Quanto ao udio, gostaria que repassasse ao Pedro Dias meus agradecimentos tambm, vocs so demais, tudo explicado minunciosamente! E o trabalho no site, voluntario, trabalhoso, sensacional!

    Foi praticamente um servio de consultoria em roteiro de viagem!

    So quase 25 anos que no viajo pela Belm-Braslia, ento vou refazer esse trecho depois de muito tempo e agora no mais por Anpolis. Da a preocupao em saber as condies da BR 153 e o melhor caminho. A facilidade e a economia proporcionada pela aviao muitas vezes fazem com que percamos viagens longas pelas rodovias do Brasil

    Acompanho seu trabalho desde 2015 e no vejo nada parecido na internet. Talvez o que mais se aproxime seja alguns canais do YouTube, mas que tm outros focos. Obrigado por ajudar no s a mim, mas a todos os outros frequentadores do site com informaes e roteiros completos com tamanha dedicao.

    Mais uma vez, muito obrigado pela ateno, pela disposio e pela ajuda.

    Abraos

    1. Alexandre, ns no iramos beber nada hoje. Depois do seu comentrio, fomos visitar a geladeira e arrancar de l uma Einsenbahn estupidamente gelada! Gratos pelo retorno. No muito comum. Vou recortar e colar no zap do nosso amigo Pedro Dias!
      Um abrao!
      Abreu

      1. Que isso, o mnimo que eu poderia fazer agradecer. Apesar de eu ainda ter em casa o ltimo Guia Rodovirio Quatro Rodas lanado (2015/2016), alm de ter ficado obsoleto no necessrio depois dessa ajuda.

  3. Boa noite Sr Abreu!

    Saberia dizer como est a rodovia Belm-Braslia, partindo de Braslia e indo at Araguana/TO? Pretendo ir pela BR 080/Brazlndia ou pela BR 414/Cocalzinho (a que tiver em melhores condies) at pegar a Belm-Braslia em Uruau.

    1. Ol, Alexandre. Bem-vindo de volta. Antes de responder, vou consultar meu amigo Pedro Dias, que mora em Araguana e passou uns dias aqui conosco no roa h poucos dias e voltou para casa. J, j a gente retorna, OK, Alexandre?

      1. Ol, Alexandre. J temos o retorno do meu amigo Pedro Dias. Ele conhece esses caminhos como a palma da mo e recomenda que voc v pela rota da BR 080, por Braslndia, Dois Irmos, Padre Bernardo e Uruau. Mas ele foi to cuidadoso, to gentil e to detalhista, que eu vou tentar repassar para voc, por e-mail privado, o udio total que ele me mandou, que desce a detalhes, como buracos, pedgios, etc., OK? Voltaremos aqui. Um abrao.

        1. Excelente Sr. Abreu! Muitssimo obrigado! A BR 153 sempre teve histrico de buracos, principalmente na regio da divisa de Gois com Tocantins e pontos de parada muito fracos, por isso a preocupao em saber das condies atuais.Agora com a instalao de pedgios possivelmente dever ter melhora nas condies da rodovia.

          Um abrao!

          1. Caro Alexandre, fizemos h pouco uma tentativa de repassar os udios do nosso amigo Pedro Dias para seu e-mail em privado. Gostaramos de um retorno seu, Alexandre, porque, se der certo, vamos introduzir essa prtica por aqui.
            Um abrao

  4. Olá Abreu esse blog é um arraso de bom… gostaria de saber se tem a rota e dicas de Brasília a Maceió?

    1. Olá, Kilvya. Bem-vinda ao nosso blog e obrigado por suas carinhosas palavras de estímulo ao nosso trabalho. Sim, temos o que você precisa. Você chegou até nós – provavelmente pesquisando no Google – por meio do nosso post “Brasilia-Lençóis Maranhenses-Luís Correia-Jericoacoara de moto”. Esse post está publicado aqui em nosso site, no endereço http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”. Nessa aba encontram-se diversos outros posts nossos sobre viagens de carro em rodovias brasileiras. Entre todos eles, encontra-se o texto “Brasília-Salvador-Natal de carro”, onde descrevemos em detalhes a viagem para Natal, dentro da qual encontra-se o trecho Brasília-Maceió. Repetindo: entre em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br. No alto da página do site existem diversas abas. Escolha a “Rodovias Brasileiras” e clique nela. Você estará diante da lista de todos os nossos posts sobre viagens de carro. O post que lhe interessa, o “Brasília-Salvador-Natal de carro”, é o décimo-segundo. Clique em READ MORE e acesse o texto integral, inclusive a Área de Comentários. Se restarem dúvidas, Kilvya, retorne: será um prazer fornecer informações adicionais para facilitar a sua viagem, OK?
      Um grande abraço.
      Abreu

  5. Boa noite.
    Cai aqui no blog quase de paraquedas, estou programando e nos preparativos para uma viagem de moto de Brasília
    ate Luís Correia, no mês que vem logo após o o carnaval. Irei com a patroa na garupa.
    Já fizemos algumas viagens, mas com garupa será a mais longa de todas.
    Estou aproveitando para pegar uma cola aqui e adaptar ao meu roteiro que estou fazendo.
    Pretendo sair de Brasília e pernoitar em Corrente-PI (850), depois tocar ate Floriano (600km) para um novo pernoite.
    E depois direto de Floriano a Luís Correia.
    O primeiro dia será o mais longo, mas acreditamos tirar de letra, pois a 2 anos atrás fomos de Brasília a Petrolina-PE de moto e saímos de Brasília e pernoitamos em Ibotirama-Ba(810km)

    1. Olá, Tutty. Bem-vindo ao nosso blog. Hoje em dia ninguém fala mais que alguém ou algo é diferente. A palavra da moda é “diferenciado”. Pelo jeitão, o casal aí é “diferenciado”. Primeiro, por viajar de moto. Segundo, pelo tamanho das jornadas. Desconhecemos viajantes em duas rodas que percorram diariamente mais de 500 ou 600 km e vocês fazem muito mais do que isso. Devem ser jovens porque, para os mais maduros, a coluna vertebral proíbe essas coisas. Estamos imaginando que vocês farão de Floriano a Luís Correia pela BR 343, isto é, Floriano-Piripiri-Parque Nacional de Sete Cidades (maravilhoso!)-Piracuruca-Parnaíba-Luís Correia. Não temos informações recentes sobre as condições da estrada depois de Piracuruca, mas, como é rota preferida da empresa de ônibus Transpiauí, supomos que esteja tudo em ordem, como o restante da rota. A propósito do restante da rota, cabe-nos chamar sua atenção para nossa advertência no sentido de que, após Bom Jesus, Cristino Castro e Colônia do Gurguéia, não se deve nem tentar virar à direita para Eliseu Martins-Canto do Buriti-Itaueira-Floriano, porque o trecho a partir de Canto do Buriti está totalmente destruído e perigosíssimo. A rota indicada é prosseguir de Colônia do Gurguéia para Manuel Emídio, Bertolínia, Jerumenha e Floriano, onde a rodovia está em bom estado. Essa é uma importante advertência que nos foi recentemente trazida pelo companheiro Vander, cujo relato tivemos o cuidado de transcrever integralmente ao final do post “Brasília-Fortaleza-Natal de carro”, publicado aqui em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”, onde se encontra também o “Brasília-Lençóis Maranhenses-Luís Correia-Jericoacoara de moto”, pelo qual você chegou até nós, provavelmente pelo Google. Talvez seja bom você dar um pulinho lá viu? Se restarem dúvidas, retorne: estamos à sua disposição para ajudá-lo e também ter notícias da sua viagem, OK?
      Um grande abraço.
      Abreu

  6. Muito boa essa narrativa dessa viagem maravilhosa que o Denis fez, me sentir como se estivesse junto com ele. Parabéns a vocês por poder nos deixar desfrutar dessas experiências nas estradas e nas cidades e vilarejos visitados.

    1. Olá, Raulino. Bem-vindo ao nosso blog e muito obrigado pelos seus cumprimentos. Suas palavras nos fizeram muito bem.
      Um grande abraço.
      Abreu

  7. Ola gostaria de saber qual o melhor trageto de uberlandia a maceio alagoas em maragoggi ir de carro

    1. Olá, Mário. Bem-vindo ao blog. Você tem duas grandes rotas alternativas para fazer essa viagem. Uma delas é por Montes Claros: Uberlândia-Patrocínio-Patos de Minas-Luislândia do Oeste(Pirapatos)-Pirapora-Montes Claros-Salinas-BR 116-Vitória da Conquista-Feira de Santana-Salvador-Aracaju-Maceió-Maragogi, num total de 2.528 km. A outra é por Brasília: Uberlândia-Catalão-Cristalina-Luziânia-Brasília-Luís Eduardo Magalhães-Barreiras-Ibotirama-Seabra-Itaberaba-Ipirá-BR 116-Feira de Santana-Salvador-Aracaju-Maceió-Maragogi, num total de 2.619 km. Normalmente, quando o pessoal de Uberlândia pede orientação nossa para ir para Porto Seguro ou Ilhéus, sugerimos a rota por Montes Claros. Quando o destino é Salvador ou mais adiante (como é o seu caso), nossa recomendação é ir por Brasília. Vamos explicar por quê. Indo para Maragogi, tanto por uma rota, como pela outra, você terá de passar por Salvador. A partir dali a rota é a mesma para os dois caminhos. Pois bem: embora a rota por Montes Claros seja 91 km mais curta, o trecho entre Montes Claros e Salinas tem alto índice de acidentes, em virtude do grande tráfego de caminhões. Quando se alcança a BR 116 (Rio-Bahia), aí é que o número de caminhões aumenta: são 420 km até Feira de Santana atrás de caminhões, o que atrasa enormemente a viagem e irrita você e seus passageiros. E porque nós indicamos a via por Montes Claros quando as famílias vão para Porto Seguro? Porque elas só vão percorrer 120 km na BR 116. Logo em seguida viram à direita em direção à BR 101 para Ilhéus e Porto Seguro. Na rota por Brasília o trânsito é leve, com menos carretas. Existem extensões de centenas de km onde não se ultrapassa um só caminhão, como o trecho entre a divisa de Goiás (Posto Rosário) e Luís Eduardo Magalhães. A estrada é quase toda plana, com exceção da subida para a Chapada Diamantina, em Seabra, onde você percorre aproximadamente 10 km com trânsito mais pesado, porque os caminhões sobem devagar. Mas, passado aquele pedaço, a estrada volta ao seu padrão natural. A sua viagem deverá ser feita em três dias. Não adianta forçar a barra e tentar viajar à noite, porque isso, em ambas as estradas, é suicídio. Essa estrada BR 251 (Montes Claros-Francisco Sá-Salinas-BR 116) é uma das campeãs de de acidentes com vítimas à noite aí em Minas, só perdendo para as estradas Belo Horizonte-Vitória e a BR 381 (Belo Horizonte-Teófilo Otoni). Em ambas as estradas para Maragogi a sinalização é precária, há buracos esparsos, não há iluminação nem há os chamados “olhos de gato” que ajudam muito a direção noturna. Na rota por Brasília, da mesma forma, a sinalização é precária (vertical e horizontal), há ocorrência eventual de buracos, não há olhos de gato e registra-se uma quantidade enorme de vacas, jumentos e, mais recentemente, rebanhos de cabras na rodovia à noite. Por isso, nós insistimos aqui no blog: quem tem amor e cuidado com sua família não viaja à noite em estradas brasileiras, com exceção de algumas estradas do Estado de São Paulo. Mário, você chegou até nós pelo post “Brasília-Lençóis Maranhenses-Luís Correia-Jericoacoara de moto”, que está publicado aqui mesmo no blog, no endereço http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”. Nessa aba “Rodovias Brasileiras” estão publicados muitos posts nossos que podem ser do seu interesse, como, por exemplo, o “Brasília-Salvador de carro”, “Brasília-Salvador-Natal de carro”, “Brasília-Ilhéus de carro”, “Brasilia-Porto Seguro de carro”, “Brasília-Florianópolis de carro” e, especialmente, o “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”, que contém informações importantes para quem não tem muita experiência em nossas estradas ou que viaja com mulheres, crianças e idosos a bordo. Não deixe de dar uma olhadinha lá, OK? Bem, Mario, no momento é o que temos para você. Se restarem dúvidas, retorne: será um prazer ajudá-lo a ir e voltar em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu

  8. Sensacional!!! Estou planejando essa viagem para o fim do ano agora.
    Pretendo sair de Brasília e fazer esse trajeto até Jericoacoara. Depois sigo até Natal e desço o nordeste pelo litoral até Vitória/ES.

    Prarabéns! Abraços.

    1. Olá, Marcelo. Bem-vindo ao blog e obrigado pela força que suas palavras dão para o nosso trabalho. Imagino que você vá fazer essa viagem de carro, não é? Meu filho Dênis é fanático por motociclismo, fez essa viagem,voltou, passou uns dias aqui conosco na roça, e emendou outra viagem logo em seguida (“resto das férias”, disse ele) para Santo Cristo, lá na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina, onde iria participar de um encontro nacional de motos XRE. Conheceu o território das Missões, atravessou para Posadas, na Argentina e, de lá, cortou por dentro do Paraguai e saiu em Foz do Iguaçu. De lá foi para Cascavel e em seguida Curitiba, de onde desceu a serra para a Ilha do Mel, Morretes e subiu a Serra da Graciosa, pernoitou em Jundiaí e depois em Uberlândia, chegou aqui na roça no sábado e voltou ao trabalho anteontem. Em pouco mais de um mês, ele rodou mais de 13.000 km, passou por 10 Estados no Brasil e mais dois países DE MOTO! Ou seja, é outro mundo. Nosso mundo aqui está mais voltado para viagens de carro feitas por famílias, com calma, sem estafa, sem estresse, com o máximo de conforto, segurança e emoções não tão fortes. Assim, lembramos a você que não há necessidade de pegar a Belém-Brasília, como ele fez. Basta subir de Brasília para Barreiras e de lá para Bom Jesus, Floriano e Teresina(PI), de onde você subirá para Barreirinhas e os Lençóis Maranhenses. Essa rota está descrita aqui mesmo no blog. Você chegou até nós pelo post “Brasília-Lençóis Maranhenses-Luís Correia-Jericoacoara de moto”, publicado em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”, onde também estão publicados outros posts nossos que podem ser do seu interesse, como, por exemplo, o “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”, no qual detalhamos essa rota que acabamos de citar, bem como o “Brasília-Salvador-Natal de carro”, que descreve o seu retorno a partir de Natal até Salvador” e o “Rio de Janeiro-Salvador de carro”, que orienta sobre o trecho Salvador-Vitória(ES). E não deixe de ler, na mesma aba “Rodovias Brasileiras”, o post “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”, que traz uma série de informações e dicas interessantes para quem viaja por essas bandas. Não deixe de dar uma lidinha lá, OK? Marcelo, se restarem dúvidas, retorne: será um prazer ajudá-lo a ir e voltar em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu

    2. MARCELO, farei um.trajeto bem parecido com o seu.. sairei de Brasília, passaremos por jeri, Fortaleza, canoa quebrada, natal, joao Pessoa, porto de galinhas e Maceió.. vamos sair de Brasília dia 25..

      Abreu, meu amigo sempre muito prestativo aqui com com informações sempre me akudaram bastante.. Parabéns…

      Alguma.novidade nesse trajeto, Brasília /Jeri ..

      1. Olá, Vitor. Bem-vindo de volta! Estamos com um problema técnico aqui: você respondeu hoje a um comentário do MARCELO CARLOS CATHARIN, que não aparece para mim. Já chequei o nome dele e, de fato, aparece a notificação de um comentário no dia 05.12.2019, mas não conseguimos vê-lo nem está registrado em nosso painel de comentários postados. Parece um bug no WordPress. Você tem condição de recortar o que você está vendo e mandar para nós por email?
        Um abração.
        Abreu

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