RODOVIAS BRASILEIRAS – BR-135

dezembro 1, 2008 Abreu 6 comments

                                                                                                                                                          01.12.2008 

 

 

 

 

 

 

 

 

(O espaço para comentários a esta matéria encontra-se ao final dela, após o último dos comentários).

 

Olá Abreu!

Sou muito fã do seu blog,e quero parabenizar  pelo que você faz com tanto carinho para as pessoas que querem viajar com segurança nessas nossas rodovias tão ruins e mal sinalizadas. Posso garantir que são péssimas, pois as conheço a fundo: trabalho como caminhoneiro há 35 anos e sei que a pior coisa para um motorista é uma estrada desconhecida. Vejo que as dicas que você dá  são de suma importância, pois as mazelas das estradas, sem a devida malícia, podem nos levar à morte .

Mas, como motorista de caminhão que sou, também sou motorista de carro de passeio e faço minhas viagens de férias. E não há nada melhor,  antes de uma viagem, do que  saber como elas estão .

Por isso venho ao seu blog perguntar:  como estão as estradas de Brasília a Porto Seguro ?

Eu e minha família estaremos saindo de Goiânia dia 2 de janeiro de madrugada e queremos pernoitar em Vitória da Conquista .

Desde de já agradeço.

Adriana e Maurício.

Comentário postado em 19.12.2018, às 10:59 por Maurício Coutinho dos Santos

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          Estamos voltando do Rio de Janeiro para Brasília. Refizemos o trecho da BR-040 em sentido contrário – só que com chuva ininterrupta. Estrada de pista dupla, pedagiada até Juiz de Fora, não há comprometimento da segurança. Aliás, duas barreiras caídas na noite anterior já estavam sinalizadas e com máquinas a todo vapor colocando as coisas em ordem.

            E, duplicada a pista, passamos por Juiz de Fora com sua obra interminável, Santos Dumont, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Belo Horizonte e Sete Lagoas. Aqui, é preciso cuidado: há uma obra enorme sendo feita no fim da pista dupla, junto ao posto da Polícia Rodoviária Federal.

            Pista simples, sem problemas até Paraopeba. A partir de então, a convivência com a obra de duplicação – intermináááável, que se encerra no trevão. O trevão é o seguinte: em frente, a continuação da BR-040 até Brasília. À esquerda, a BR-135, caminho que leva ao norte de Minas (Montes Claros), com asfalto até Januária e daí, em terra, atravessando o sertão da Bahia (Carinhanha, Cocos) até o Piauí.

            Rápida troca de idéias com nossa navegadora, e decidido: vamos pela esquerda, explorando a BR-135 até Pedras de Maria da Cruz, a 13 km de Januária, onde o asfalto termina.

            São 320 km até Montes Claros e mais 150 até Pedras de Maria da Cruz, nas margens do Rio São Francisco. Estrada estreita, quase sem acostamento, muitas curvas, poucas possibilidades de ultrapassagem permitida e tráfego bastante incômodo de caminhões. E chuva, muita chuva em todo o trajeto.

            Mas o asfalto está em boas condições: não cadastramos um único buraco!

            Itinerário deserto, passando ao largo das cidades (Curvelo, Corinto, Augusto de Lima, Bocaiúva), postos de abastecimento de bandeiras desconhecidas. Recomendação: abastecer no trevão e reabastecer em Montes Claros.

            Fomos a Pedras de Maria da Cruz, almoçamos com a família e voltamos. Vamos dormir em Montes Claros. Amanhã, é retomar a estrada (BR-365) para Pirapora e o trevo Pirapatos e lá pegar de novo a BR-040 para Brasília. São 300 quilômetros até o trevo. Dizem que o asfalto está bom. Veremos!

                                                                       Edimar Abreu (29.11.2008)

ATAQUE DE HACKERS/CRACKERS: TUDO LIMPO NO BLOG

 

    Com mil desculpas a todos os nossos frequentadores, particularmente aos assíduos companheiros de infortúnio que aqui assinam ponto na seção “Sítios e Soluções”, em especial no post “Poço Artesiano de Água Suja”, bem como aos nossos caríssimos sputniks (companheiros de viagem) da Seção “Rodovias Brasileiras”, destacadamente do post “Brasília-Salvador”, temos a alegria  de comunicar o fim dos ataques de piratas que infernizaram nossa vida nos últimos onze meses.

    Conseguimos obter a solução técnica adequada (antivírus não resolvem) e a partir de ontem nosso site e nosso blog estão livres daquele pesadelo.

    Agradecemos a todos que persistiram conosco, acompanhando e torcendo para que tivéssemos sucesso nas tentativas de nos mantermos no ar. Um obrigado especial àqueles que, por e-mail ou telefone, nos avisavam: “não está dando para entrar, mas estamos acompanhando”; “na hora que abrir, eu entro”; “negociem com as caras, mas não saiam do ar”; “consegui entrar, mas o blog ainda não está cem por cento”.

   

   Em novo post nesse blog (www.expressaodaliberdade.com.br) , na seção Sítios e Soluções:  Blog Sob Ataque de Hackers,  estamos contando como foi a história e como conseguimos sobreviver.

Um fraternal abraço.

Abreu – 05.06.2012.  

              

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6 Comments on “RODOVIAS BRASILEIRAS – BR-135

    1. Olá, Mário. Bem-vindo ao blog. Você tem duas grandes rotas alternativas para fazer essa viagem. Uma delas é por Montes Claros: Uberlândia-Patrocínio-Patos de Minas-Luislândia do Oeste(Pirapatos)-Pirapora-Montes Claros-Salinas-BR 116-Vitória da Conquista-Feira de Santana-Salvador-Aracaju-Maceió-Maragogi, num total de 2.528 km. A outra é por Brasília: Uberlândia-Catalão-Cristalina-Luziânia-Brasília-Luís Eduardo Magalhães-Barreiras-Ibotirama-Seabra-Itaberaba-Ipirá-BR 116-Feira de Santana-Salvador-Aracaju-Maceió-Maragogi, num total de 2.619 km. Normalmente, quando o pessoal de Uberlândia pede orientação nossa para ir para Porto Seguro ou Ilhéus, sugerimos a rota por Montes Claros. Quando o destino é Salvador ou mais adiante (como é o seu caso), nossa recomendação é ir por Brasília. Vamos explicar por quê. Indo para Maragogi, tanto por uma rota, como pela outra, você terá de passar por Salvador. A partir dali a rota é a mesma para os dois caminhos. Pois bem: embora a rota por Montes Claros seja 91 km mais curta, o trecho entre Montes Claros e Salinas tem alto índice de acidentes, em virtude do grande tráfego de caminhões. Quando se alcança a BR 116 (Rio-Bahia), aí é que o número de caminhões aumenta: são 420 km até Feira de Santana atrás de caminhões, o que atrasa enormemente a viagem e irrita você e seus passageiros. E porque nós indicamos a via por Montes Claros quando as famílias vão para Porto Seguro? Porque elas só vão percorrer 120 km na BR 116. Logo em seguida viram à direita em direção à BR 101 para Ilhéus e Porto Seguro. Na rota por Brasília o trânsito é leve, com menos carretas. Existem extensões de centenas de km onde não se ultrapassa um só caminhão, como o trecho entre a divisa de Goiás (Posto Rosário) e Luís Eduardo Magalhães. A estrada é quase toda plana, com exceção da subida para a Chapada Diamantina, em Seabra, onde você percorre aproximadamente 10 km com trânsito mais pesado, porque os caminhões sobem devagar. Mas, passado aquele pedaço, a estrada volta ao seu padrão natural. A sua viagem deverá ser feita em três dias. Não adianta forçar a barra e tentar viajar à noite, porque isso, em ambas as estradas, é suicídio. Essa estrada BR 251 (Montes Claros-Francisco Sá-Salinas-BR 116) é uma das campeãs de de acidentes com vítimas à noite aí em Minas, só perdendo para as estradas Belo Horizonte-Vitória e a BR 381 (Belo Horizonte-Teófilo Otoni). Em ambas as estradas para Maragogi a sinalização é precária, há buracos esparsos, não há iluminação nem há os chamados “olhos de gato” que ajudam muito a direção noturna. Na rota por Brasília, da mesma forma, a sinalização é precária (vertical e horizontal), há ocorrência eventual de buracos, não há olhos de gato e registra-se uma quantidade enorme de vacas, jumentos e, mais recentemente, rebanhos de cabras na rodovia à noite. Por isso, nós insistimos aqui no blog: quem tem amor e cuidado com sua família não viaja à noite em estradas brasileiras, com exceção de algumas estradas do Estado de São Paulo. Mário, você chegou até nós pelo post “Brasília-Lençóis Maranhenses-Luís Correia-Jericoacoara de moto”, que está publicado aqui mesmo no blog, no endereço http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”. Nessa aba “Rodovias Brasileiras” estão publicados muitos posts nossos que podem ser do seu interesse, como, por exemplo, o “Brasília-Salvador de carro”, “Brasília-Salvador-Natal de carro”, “Brasília-Ilhéus de carro”, “Brasilia-Porto Seguro de carro”, “Brasília-Florianópolis de carro” e, especialmente, o “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”, que contém informações importantes para quem não tem muita experiência em nossas estradas ou que viaja com mulheres, crianças e idosos a bordo. Não deixe de dar uma olhadinha lá, OK? Bem, Mario, no momento é o que temos para você. Se restarem dúvidas, retorne: será um prazer ajudá-lo a ir e voltar em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu

        1. Olá, Mário. Bem-vindo de volta. A primeira parte de sua viagem (Uberlândia-Brasília) está descrita em nossa resposta à sua pergunta, postada aqui no blog, no post “Brasília-Lencóis Maranhenses-Luís Correia-Jericoacoara de moto”, que nós respondemos no dia 13.06.2019, ou seja, é pegar a BR 050, passar por Catalão, Cristalina, Luziânia e Brasília. Não tem segredo. Já a partir de Brasília, a melhor rota é Brasília-Formosa-Posto Rosário-Luís Eduardo Magalhães (BR 020) e Barreiras (pela BR 242). Em Barreiras, você deverá deixar a BR 242 (que levaria você a Salvador) e pegar a BR 135 para Riachão das Neves(BA), Formosa do Rio Preto, Corrente(PI), Gilbués, Bom Jesus e Eliseu Martins. Nessa cidade, você deixará a BR 135 e pegará a PI 324 para Canto do Buriti, onde você mudará para a PI 140, que deixará você em Floriano. Você deverá seguir em frente e pegar a BR 343, que depois passará a chamar-se BR 316 e que deixará você em Teresina(PI). Saindo de Teresina você terá um estirão pela mesma estrada que mudará o nome de BR 343 para BR 222, que levará você a Fortaleza. Essa rota Brasília-Fortaleza está descrita em nosso post “Brasília-Teresina-Fortaleza de carro”, que está publicado aqui em nosso site http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “Rodovias Brasileiras”, onde há outros posts que você já visitou em suas viagens para Porto Seguro e Maragogi. As estradas de uma maneira geral estão em bom estado, embora se registrem pistas estreitas, quase sem acostamento entre o Piauí e o Ceará, mas há obras em andamento fazendo o alargamento. Se restarem dúvidas, Mário, retorne: será um prazer ajudar você e sua família a irem e voltarem em paz e segurança.
          Um abração.
          Abreu

  1. Ola Abreu estou querendo viajar para Flores Recife, moro no DF Taguatinga, você teria alguma dica sobre o trajeto, pretendo ir de automóvel.

    1. Olá, Lima. Bem-vindo ao blog. Você disse que está planejando a viagem para Flores Recife, mas acredito que você esteja se referindo à cidade de Flores(PE), que fica a cerca de 400 km da capital pernambucana. Então, vamos trabalhar com essa hipótese. Se não for isso – e se Flores for um bairro de Recife – nós voltaremos ao tema, OK? Assim, no pressuposto de que você está indo para Flores(PE), nós temos algumas considerações a fazer. Uma delas é de que a rota mais curta (1970 km), ou seja, Brasília-Barreiras-Cristópolis-(virar à esquerda após a entrada para Wanderley e antes de chegar a Ibotirama)-Barra-Pilão Arcado-
      Remanso (Represa de de Sobradinho)-Casa Nova-Petrolina-Orocó-Cabrobó-Salgueiro-Serra Talhada-Flores, apresenta estradas em estado deplorável, sinalização deficiente, estrutura precária (hotéis, restaurantes, hospitais, lanchonetes, lojas de conveniência, banheiros nos postos de combustível), não tem condição de ser indicada por nós para quem viaja em férias, principalmente com família. Voltaremos a este assunto. Há outro caminho para chegar a Petrolina e de lá alcançar Flores. É seguir de Barreiras direto para Ibotirama, continuar para Seabra, Itaberaba, Ipirá, Feira de Santana, Tucano, Paulo Afonso,Floresta, Cabrobó, Salgueiro, Serra Talhada e Flores. De Brasília a Flores, por essa rota, são 1989 km. Aqui nós temos algumas considerações graves e por isso dissemos lá atrás que voltaríamos ao assunto. É que ambas as rotas passam por Salgueiro e Cabrobó. E aquele trecho, que envolve Petrolina, Orocó, Cabrobó e Salgueiro é o chamado “Polígono da Maconha”, região dominada pelo tráfico de drogas, com alto índice de violência, tiroteios e assaltos. A própria Polícia Rodoviária Federal desaconselha viagens à noite na área e não é incomum que a PRF organize e escolte comboios de veículos para fazerem a travessia da área. Diante de tudo isso, a recomendação deste blog, para quem está viajando de férias, sem querer preocupações com outra coisa que não seja relaxar e ser feliz, é a rota para Recife, de onde, pegando a BR 232, estrada duplicada até Caruaru, a família chegará a Flores(PE). Essa rota, Lima, significa um total de 1.577 (de Brasília a Flores). São quase 600 km a mais do que as outras rotas. Mas, lamentavelmente, o nosso trabalho aqui é no sentido de levar as famílias em viagens de férias e trazê-las de volta em paz e segurança. Somos muito criticados aqui por isso:é mais combustível, mais refeições e até mais diárias de hotel. Mas, fazer o quê: a experiência que nós compartilhamos nesse blog é a nossa vida, ou seja, 42 anos viajando de férias pelas estradas de todo o Brasil, com nossos filhos bebês, crianças, adolescentes, adultos (hoje nossos filhos dirigem para nós), sem um acidente, sem um paralamas amassado. NUNCA viajamos |à noite, não almoçamos em viagem, não usamos estradas de terra e não temos um mínimo problema em rodar um dia a mais (600, 700, 800 km) para reduzir os riscos de acidentes, violência ou desconforto. Então, Lima, aí está nossa recomendação para sua viagem. Se você for para Flores(PE), o caminho que indicamos é esse. Se Flores for um bairro de Recife, o caminho também é esse. Se você decidir seguir nossas orientações, ficaremos muito mais tranquilos aqui. Lima, você chegou até nós pelo post “RODOVIAS BRASILEIRAS-BR 135”, que está publicado em nosso site, no endereço http://www.expressaodaliberdade.com.br, na aba “RODOVIAS BRASILEIRAS”, onde estão outros posts que podem ser do seu interesse, como o “Brasília-Salvador-Natal”, que contém a descrição de toda a rota de Brasília a Recife, que estamos recomendando para você, e muitos outros, especialmente o “Manual de sobrevivência em viagens de férias nas rodovias brasileiras”. Dê uma olhadinha, lá, tá, Lima? E se restarem dúvidas, retorne: será um prazer ajudar você e sua família a irem e voltarem em paz e segurança.
      Um grande abraço.
      Abreu